sexta-feira, 22 de abril de 2016

10 erros de maquiagem que você deve abolir de vez


Existem erros de makeup? Sim. São poucos, mas existem. Eu digo poucos porque hoje a maquiagem é bem democrática e eu acredito que se você tem estilo e consegue segurar o look, o céu é o limite. Quer colorir? Quer fazer um black total? Quer inventar um look diferente de tudo? Vá em frente. A vida é muito curta pra não se usar uma sombra amarela.
Os erros que eu vou enumerar agora são especialmente pensados para a sua saúde e para dar aquele “alou, vamos pegar leve”. Também é para pensar no que você está fazendo no dia-a-dia que está virando mania e pode não estar legal.
1. Dormir maquiada
Por maior que seja o cansaço, a preguiça, a ressaca ou o pileque, nada disso é desculpa para dormir com maquiagem. O momento de limpar e nutrir a pele é no período do sono, então não perca essa oportunidade de investir numa pele jovem e linda. Além disso, maquiagem nesse momento só serve para dilatar os poros, entupi-los e deixar a pele muito opaca e ressecada.
2. Usar corretivo muito claro
Tentar disfarçar as olheiras com um corretivo muito claro pode te dar olheiras acinzentadas ao invés de corrigidas. E aquele truque de corrigir e depois “iluminar” com um corretivo mais claro pode te dar uma cara de panda invertido. Ficar com aquela faixa esbranquiçada abaixo dos olhos só vai dar uma aparência de pele carregada e sem vida. O corretivo ideal é aquele levemente mais claro que o tom da pele do rosto e a quantidade de produto também é decisiva: não exagere.
3. Exagerar na quantidade de base
Muita base não vai te deixar mais linda. Vai te deixar com cara de mascarada e extremamente artificial. Quando é necessária uma cobertura maior sem perder a naturalidade, prepare o bolso e invista em bases tecnológicas, fluídas, mas com alta cobertura. Custam mais caro, mas é garantia de rosto lindo e “com cara de seu”! Uma alternativa para quem não tem tanta prática/tempo é aplicar a base a partir do centro do rosto (ou da zona T) em direção às laterais, deixando a pele com pouca cobertura nas laterais e evitando o “efeito máscara’'
4. Usar base mais escura que o tom da pele no resto do corpo
Não adianta querer parecer bronzeada se o resto do corpo está branquinho. Uma base mais escura só vai te deixar com aquela marca de máscara no pescoço e uma aparência envelhecida. O ideal é escolher a cor da base aplicando no colo/peito. Se ela desaparecer quando você aplicar, essa é a cor certa. Com a base ajustada, use truques com o pó para parecer bronzeada, se quiser.
5. Pegar pesado no pó bronzeador
Aquele visual alaranjado é artificial e nada elegante. Para um efeito bronzeado super natural, o produto deve ser sem brilho e no máximo uns dois tons mais escuro que o tom da pele. Aplicado com um pincel bem macio nas maçãs do rosto, nariz, meio da testa e queixo.
Já para fazer aquele contorno que afina o rosto, o nariz, diminui testa e a “papadinha”, o pó pode ser o mesmo,  também aplicado com pincel bem macio e tudo muito sutil.
Só não vale pesar a mão nem tentar usar todas as técnicas de uma só vez, ok?
6. Esquecer de lavar os pincéis de make
Esse erro é um dos piores. Com shampoo infantil e um pingo de condicionador você garante vida longa aos seus pincéis, além de proteger a pele de possíveis alergias causadas por bactérias que ficam acumuladas nas cerdas dos pincéis sujos. Eu sugiro que os pincéis usados com produtos em pó (compacto ou solto) sejam lavados a cada 15 dias, enquanto que os pincéis de produtos cremosos, como base, corretivo e sombra cremosa devem ser limpos toda semana.
7. Usar lápis labial marcado em cor diferente do batom
Isso foi muito usado nos anos 90… lápis preto marcado e batom vermelho, super vamp! Então se você não quiser parecer saída do túnel do tempo, pegue leve. Até temos aí uma tendência com contorno mais escuro que o batom, mas esse contorno é, na realidade, a boca toda preenchida com um lápis mais escuro e depois um batom mais claro no mesmo tom do lápis bem de leve no centro dos lábios. Mas na dúvida, vá de lábios preenchidos com lápis e dê acabamento com o batom na mesma cor!
8. Carregar no blush
Blush é só pra dar um ar de saúde para a pele. Se a mão pesar, o efeito de “chinelada” vai ser forte e fica beeeeeem feio. Então, na hora do make, use tons pêssego ou aquele rosado queimado, aplicados muito de leve nas maçãs do rosto.
9. Maquiagem com prazo de validade vencido
Eu sou muito sensitiva sobre validade de produtos de maquiagem. No exterior raramente se vê um produto de makeup com data de validade, mas digamos que dois anos é um prazo máximo (máscara de cílios depois de aberta, alguns meses). O bom senso vale muito nessa hora. Qualquer alteração de cor, cheiro ou textura, não pense duas vezes: jogue fora. Vamos evitar irritações nos olhos e na pele, ok?
10. Sombra marcada
A não ser que você queira fazer um make-conceito, esfumar é fundamental. A transição da cor para o tom da pele é o que dá aquela aparência impecável. Um olho preto sem aquele esfumadinho que “leva” até o tom da pele te deixa com cara de quem levou dois socos nos olhos… Então bora usar um pincel bem macio e bem fofinho com o mínimo de sombra para um esfumado incrível, combinado?
Fonte: Revistadonna

Nenhum comentário:

Postar um comentário