sexta-feira, 1 de abril de 2016

8 hábitos que podem prejudicar seus cabelos sem que você perceba

Você pode até pensar duas vezes antes de usar a chapinha ou dar de ombros quando pensa na aparência ressecada, produto das tendências e estilos de cabelos que vê no Instagram, mas alguns dos seus hábitos diários também podem estar causando danos aos seus cabelos.

Eliminar alguns hábitos nocivos de sua rotina de cuidados com os cabelos pode fazer a diferença entre cabelos sem vida, com pontas duplas e um cabelo forte, bonito e saudável. Veja a seguir, oito hábitos que você deve evitar se deseja ter cabelos fortes e saudáveis.

1. Excesso de shampoo
Os shampoos comuns geralmente contêm sulfatos, que embora sejam excelentes agentes de limpeza, podem causar danos aos cabelos e torná-los quebradiços. Você pode até amar essa sensação de limpeza, mas de vez em quando, tente usar um shampoo 2 em 1, em vez de seu shampoo habitual, especialmente se você costuma usar shampoo todos os dias. Os shampoos 2 em 1 combinam shampoo e condicionador em único produto, tirando o excesso de oleosidade e produtos acumulados sem deixar os fios ressecados.

2. Usar toalhas para secar os fios
As toalhas comuns não foram feitas para algo tão delicado como os fios de cabelos, e o atrito das fibras da toalha irritam a cutícula, causando o frizz. Troque sua toalha de banho por uma camiseta de algodão ou por uma toalha de microfibra, já que ambos os materiais absorvem a umidade, sem deixar os cabelos ressecados. Aperte o excesso de umidade com cuidado, evitando esfregar os cabelos. 

3. Acessórios para os cabelos
Alguns grampos, pentes e faixas elásticas também podem quebrar nossas preciosas madeixas. Os principais vilões incluem acessórios feitos de metal, ou prendedores com bordas afiadas ou irregulares que podem enganchar e cortar os fios. Você não precisa deixar de usá-los, mas seja cuidadosa na hora de colocá-los e removê-los.
Como alternativa, opte por acessórios que sejam menos agressivos com seus cabelos, evite os de metal e prefira materiais menos nocivos como a seda ou cetim:

4. Fazer penteados com o cabelo molhado
Modelar os cabelos enquanto ainda estão úmidos pode ser mais fácil, especialmente se seus cabelos forem naturalmente encaracolados. No entanto, nossos cabelos são muito mais frágeis e requerem muito mais cuidados quando estão úmidos. Evite desembaraçar os fios enquanto eles estiverem molhados, e se você costuma pentear os cabelos enquanto eles estão úmidos, espere que eles estejam 50% secos antes de manuseá-los. 
Aplicar um condicionador leave-in ou um sérum ajudará a escova a deslizar pelos cabelos com mais suavidade, e assegure-se de sempre desembaraçar os fios, da raiz até as pontas, para evitar os puxões e a quebra dos fios.
Se você tiver cabelos encaracolados, tente usar um pente de dentes largos ou passe os dedos pelos fios, em vez de usar a escova. Isso permitirá que você desfaça os nós suavemente, sem puxar os cabelos.

5. Penteados muito apertados
Por mais chiques que os rabos de cavalo ou os coques sejam, qualquer penteado que aperte demais os cabelos pode causar a quebra dos fios, especialmente os localizados na nuca e no alto da cabeça, áreas onde o cabelo é muito mais fino e delicado. Usar o mesmo penteado, na mesma parte da cabeça, todos os dias, também pode estressar essa área e debilitar o cabelo. Em casos extremos, a tensão contínua pode causar a Alopecia por Tração, condição que pode levar à perda permanente do cabelo. Se você sentir que seu penteado força muito a região das têmporas ou da nuca, seus folículos capilares estão sofrendo. Para evitar danos, varie a posição de seu rabo de cavalo e reduza a pressão deixando-o um pouco mais solto.

6. Deixar os cabelos soltos
Talvez você se surpreenda ao saber que seu cabelo pode sofrer danos mesmo quando está solto. As causas disso são bastante simples: mãos inquietas, a fricção dos fios com as roupas, ou talvez ventos fortes e secos. Se você costuma deixar os cabelos soltos, tente evitar a síndrome das “mãos no cabelo” e evite que seus cabelos fiquem roçando contra suas roupas e cachecóis de lã. Você também pode, de vez em quando, usar penteados que protejam seus cabelos, tais como coques ou extensões.

7. A roupa de cama
Você sabia que o material de sua fronha também pode contribuir para a quebra dos fios de cabelo? Especialmente se você tiver um sono inquieto! Para proteger seus fios, assegure-se de usar uma fronha de cetim, assim seus cabelos deslizarão suavemente contra as fibras do tecido, em vez de friccionar contra elas. Você também tem a alternativa de usar um lenço de seda ou uma touca enquanto dorme.

8. Não cortar as pontas regularmente
Talvez você tenha esperado pacientemente e por um longo tempo, que seu cabelo crescesse e atingisse determinado comprimento. Porém, quanto mais você demorar para cortar as pontas, maiores as probabilidades de pontas mais finas e duplas. Mesmo que seja difícil renunciar ao comprimento desejado, pontas duplas e danificadas só resultarão em cabelos mais quebradiços, e se não forem tratadas devidamente, poderão prejudicar ainda mais a fibra capilar.
Em vez de ignorar isso, vá ao seu cabeleireiro e peça para ele cortar as pontas. A boa notícia é que uma vez que seu cabelo tiver as pontas bem aparadas, ele resistirá muito melhor aos danos e agressões diárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário